Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique cumpre compromissos de pacificação

O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), General de Exército Paulino José Macaringue, disse esta segunda-feira que Moçambique tem estado a cumprir com os seus c o m p r o m i s s o s internacionais, com uma levada responsabilidade e profissionalismo, com vista a dar a sua contribuição nos processos de aperfeiçoamento de mecanismos de pacificação e de ajuda humanitária sob égide das Nações Unidas (ONU), bem como da União Africana (UA).

Macaringue falava na Escola de Sargentos “Alberto Chipande”, em Boane, província do Maputo, Sul de Moçambique, durante a cerimónia de abertura oficial do Exercício Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), denominado FELINO 2009.

Na sua declaração solene, numa parada militar dedicada a este evento militar, Macaringue disse tratar-se de uma oportunidade para que as Forças Armadas dos países envolvidos no Exercício FELINO 2009 troquem experiências para o bem das nações e das instituições militares respectivas. Participaram no acto oficiais generais da FADM, adidos militares acreditados em Maputo e convidados.

Durante os cinco dias, os militares da CPLP efectuarão exercícios de Postos de Comando, isto é, com recurso a computadores. Estes exercícios, que se realizam anualmente desde o ano de 2000, em regime rotativo, têm por objectivo treinar as Forças Armadas da CPLP, o planeamento, a conduta e o controlo de operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, dando uma resposta eficaz a uma situação específica de crise. São membros da CPLP Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau, mas este último não havia confirmado a sua participação. Nos dois primeiros anos, os exercícios decorreram em Portugal e os de 2002, no Brasil. Moçambique acolheu estas operações em 2003. Em 2004, o palco foi Angola. Cabo Verde organizou os exercícios de 2005.

Coube ao Brasil e São Tomé e Príncipe a organização das edições 2006 e 2007 respectivamente, tendo Portugal voltado a acolher os exercícios de 2008. Em 2010 terão lugar em Angola e Guiné-Bissau vai hospedar estes exercícios em 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!