Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique consegue novos financiamentos do BID e BADEA

O Governo moçambicano, representado pelo Ministro das Finanças, Manuel Chang, vai assinar, nos próximos dias, novos acordos de financiamento com o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA).

Segundo uma nota do Ministério das Finanças, hoje recebida pela AIM, os acordos vão ocorrer à margem da 36/a reunião anual do BID a decorrer esta semana em Jeddah, Arábia Saudita.

A nota refere que o BID vai conceder 11,9 milhões de dólares norte-americanos (USD), o equivalente a cerca de 342,1 milhões de meticais, para o financiamento de um projecto de abastecimento de água e saneamento nas províncias de Cabo Delgado e Gaza, Norte e Sul do país, respectivamente.

O BID vai ainda doar 312.500 USD (cerca de 8,9 milhões de meticais) para o projecto de revitalização do Instituto Nacional do Algodão.

Enquanto isso, o BADEA vai disponibilizar 10 milhões de USD (287, 5 milhões de meticais) para a construção e equipamento de duas escolas e institutos técnicos nas províncias de Cabo Delgado e Niassa, Norte de Moçambique.

O comunicado refere, igualmente, que será assinado um acordo de financiamento para a construção de institutos agrários em Gaza (Sul) e Manica (Centro), no valor de 9 milhões de dólares.

Para alem do Ministro das Finanças, a delegação moçambicana na 36ª reunião anual do BID inclui o Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, entre outros quadros. Moçambique aderiu ao BID, em 1995.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!