Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique com taxa mais baixa de processamento de contentores

Moçambique detém a taxa mais baixa de processamento de contentores destinados à exportação e importação a nível dos países membros da União Aduaneira da África Austral (SADC).

Entretanto, Moçambique está a ser apontado como estando a praticar custos elevados nas importações através da cobrança de mais um custo adicional correspondente a cinco dólares norte-americanos, denunciaram, recentemente, os importadores e exportadores moçambicanos, falando em Maputo, durante um seminário de apresentação dos resultados de um estudo sobre o impacto da introdução da Janela Única Electrónica (JUE), em Dezembro de 2011, no país.

Outros custos têm vindo também a ser assumidos por importadores e exportadores na preparação de documentos, manejo em portos e terminais e referentes a custos e taxas de transporte para o interior do país, elevando-se o custo total da importação de um contentor para USD1541, contra o de exportação estimado em USD1100.

Estes custos colocam Moçambique no 134º lugar num total de 185 países avaliados, segundo ainda resultados do referido estudo realizado pelo especialista norte-americano em sistemas e direitos alfandegários William Claypole.

A recomendação do estudo é no sentido de Moçambique lutar por melhorar cada vez mais a sua forma de actuação para passar a ser referência no mundo global como estando a alcançar progressos no uso do sistema eléctrico no desembaraço aduaneiro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!