Moçambique foi o país que registou o maior nível de crescimento da sua economia no segundo trimestre de 2011 em toda a região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Dados oficiais disponíveis indicam que a tendência foi na ordem de 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Relativamente à África do Sul, a economia moçambicana registou um nível de crescimento de 3,7% a mais, de acordo com o Banco de Moçambique (BM).
No período, o PIB da África do Sul foi de 3,1%, após 3,6% no primeiro semestre de 2011, contra 8,1% de crescimento real da economia de Moçambique registado de Janeiro a Março últimos.
Já em termos da inflação, dados disponibilizados pelo BM e reportados ao mês de Agosto de 2011 indicam que a inflação homóloga incrementou em 7,83%, em Moçambique, e reduziu para 8,3%, na Zâmbia, após 7,67% e 9,0% no mês de Julho, respectivamente.
O Dólar dos Estados Unidos da América continuou a apresentar sinais mistos em relação às moedas das economias da região, depreciando-se, em termos anuais, face ao Metical, em cerca de 26,2%, em 9,9% em relação à Rupia das ilhas Maurícias, Rand (5,1%) e Pula em 3,2%.
Relativamente ao Kwacha malawiano, Shilling da Tanzânia, Kwanza, de Angola, e Kwacha zambiano, a moeda norteamericana acumulou ganhos anuais de 9,2%, 6,6%, 2,6% e 0,8%, respectivamente, de acordo igualmente com o Banco de Moçambique.