Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Moçambique com maior reserva marinha de África

O Governo moçambicano aprovou a criação de uma área de protecção ambiental nas ilhas Primeiras e Segundas, no Norte de Moçambique, o que torna o país possuidor da maior reserva marinha de África.

Trata-se dos arquipélagos das Primeiras e Segundas compostas por cinco ilhas cada que se estendem por uma superfície de um milhão e quarenta mil e novecentos e vinte e seis hectares (1.040.926ha) e por uma faixa terrestre de 205 quilómetros e localizadas nas províncias da Zambézia e Nampula.

A sua criação tem em vista assegurar a conservação da biodiversidade, redução da pesca excessiva e controlo das actividades ilegais que se praticam na área do Turismo, segundo a fundamentação do Governo sobre a medida e acontece depois da declaração da Reserva Parcial do Lago Niassa.

As ilhas Primeiras e Segundas são reconhecidas por possuir uma biodiversidade bem desenvolvida, com praias a servirem de locais de desova (pôr ovos) por tartarugas verdes e de aves marinhas conhecidas pela designação de Gaivinha-de-dorso-preto.

Associados aos arquipélagos estão identificados vários habitats entre os quais se destacam os recifes de coral de extensa biodiversidade e valor ecológico, os tapetes de ervas marinhas considerados como principais áreas de forragimento de dugongos em Moçambique, segundo a organização não-governamental WWF que tem vindo a trabalhar naquelas ilhas em prol da defesa da sua biodiversidade.

Acrescenta a organização que nas referidas ilhas encontram- se também mangais costeiros que suportam uma elevada biodiversidade marinha e exercem papel essencial no ciclo de vida de várias espécies marinhas, habitats que estão ecologicamente interrelacionados para garantir fornecimento de alimentos às comunidades locais e como áreas de reprodução e de abrigo de uma variedade gama de espécies marinhas.

Há ainda a destacar nas Ilhas Primeiras e Segundas a existência de uma área costeira rica em recursos pesqueiros e mineiros e um ambiente marinho com potencialidades para o desenvolvimento do turismo costeiro e da actividade da pesca de pequena escala. De referir que estas ilhas encontram-se localizadas nos distritos de Pebane, na província da Zambézia, e de Moma e Angoche, em Nampula.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!