Uma companhia egípcia de electricidade está a investir 15 milhões de dólares na construção de uma fábrica de produção de contadores de energia eléctrica e de água na província de Maputo, Sul de Moçambique.
Segundo Mohamed El-Naggar, director regional e gestor de projectos de Elsewedy Electrici, a referida companhia egípcia que está a erguer a fábrica, disse que o empreendimento perspectiva produzir mensalmente cerca de 12 mil contadores de energia eléctrica e dois mil de água.
O jornal “Notícias”, escreve na sua edição de segunda-feira, que este empreendimento, localizado no Posto Administrativo de Matola-Rio distrito de Boane, poderá criar cerca de cem postos de trabalho.
Esta nova fábrica, que poderá começar a funcionar dentro de quatro meses, deverá contribuir para a contenção de despesas das empresas Electricidade de Moçambique (EDM) e Águas de Moçambique (ADM) que, actualmente, são obrigadas a importar contadores devido a falta de produção interna.
Recentemente uma delegação governamental egípcia, que incluía empresários do ramo de construção civil, esteve em Maputo para identificar oportunidades de negócio em Moçambique.