Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique: Coal Índia inicia exploração de carvão em 2011

A ‘Coal India’, companhia estatal indiana, pretende iniciar em 2011 a exploração dos seus dois blocos de carvão em Moçambique, devendo a produção começar entre 2014/15.

Em 2009, a Coal Índia ganhou o concurso internacional para a prospecção e exploração de carvão mineral em Moçambique cujas reservas são estimadas em um bilião de toneladas em ambos os blocos.

“Planeamos começar a exploração no próximo ano fiscal, que será por cerca de três anos. Depois disso, planeamos iniciar a produção nesses blocos”, disse Partha Bhattacharyya, presidente da Coal Índia, citado pela agência noticiosa ‘Business Line’.

A companhia indiana criou a sua própria subsidiária denominada ‘Coal Índia Africana Limitada’, que vai realizar as operações mineiras em Moçambique, através de consórcios para o desenvolvimento dos dois blocos.

Paralelamente, a Coal Índia tem em vista a abertura de duas escolas de formação técnica no país, como parte das suas iniciativas de formação no país. ‘Esperamos concluir os detalhes sobre estes institutos de formação em princípios de Janeiro’, disse Bhattacharyya.

A Coal Índia, um dos maiores produtores de carvão a escala mundial, é responsável por 82 por cento da produção naquele país asiático.

A companhia procura oportunidades para aumentar a sua produção no exterior com vista a responder a crescente demanda de carvão, devido as questões ambientais.

No presente ano fiscal, a produção de carvão da Índia poderá sofrer uma ligeira redução em cerca de 16 milhões de toneladas em relação a produção planificada de 460 milhões de toneladas.

O facto deve-se sobretudo devido a moratória imposta pelo Ministério indiano do Ambiente sobre o desenvolvimento de projectos em 43 áreas da indústria seriamente poluídas.

Estas áreas seriamente poluídas incluem 17 minas da Coal Índia. Bhattacharyya prevê um crescimento anual das importações de carvão da Índia em 20 por cento.

A Índia poderá importar cerca de 200 milhões de toneladas de carvão até 2015. No presente ano fiscal, as importações deverão atingir cerca de 83 milhões de toneladas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!