Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique celebra dia mundial da luta contra a lepra

O distrito do Búzi, na província de Sofala, Centro de Moçambique, acolheu no sábado as cerimónias centrais do Dia Mundial da Luta Contra a Lepra. “Fazer de Cada Paciente um Irmão Sem Deformidades” é o lema das celebrações desta data no presente ano de 2010.

Actualmente, a província de Sofala tem registado oficialmente 103 doentes de Lepra, com os distritos de Marromeu e Muanza a apresentarem mais casos, segundo noticiou a Rádio Moçambique (RM). Por outro lado, dados em poder da AIM e que foram avançados semana passada pelo Programa Nacional de Controlo da Lepra no Ministério moçambicano da Saúde (MISAU) indicam que a prevalência da lepra no país é de 0,5 casos em cada 10 mil habitantes, o suficiente para se considerar que o país eliminou esta doença.

A Lepra é provocada pelo bacilo de “Hansen” e é transmitida de um doente (que não esteja em tratamento) para uma pessoa saudável através do ar, da tosse, espirro, secreções nasais ou contacto directo de lesões da pele.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!