Decorrem em Moçambique, de 17 a 20 de Março, as comemorações do Dia Internacional da Francofonia, edição 2010. Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, para marcar a passagem da efeméride, estão previstas actividades de âmbito político, académico, cultural e escolar.
A edição de 2010 do Dia Internacional da Francofonia tem como lema “Solidariedade ao Serviço da Paz”. Refira-se que, anualmente, a comunidade francófona comemora o dia 20 de Março, data em que em 1970, foi assinado o Tratado de Niamey que criou a Agência de Cooperação Cultural e Técnica (ACCT), que em 2005 viria a transformar-se em Organização Internacional da Francofonia (OIF).
Moçambique aderiu à Organização Internacional da Francofonia, com estatuto de observador, em Setembro de 2006, durante a XI Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização, realizada em Bucareste, Capital da Roménia, evento que contou cobertura presente do jornal O Autarca.
Desde essa altura, a presença e o papel da OIF no nosso País tem registado uma evolução significativa, principalmente nos domínios da cooperação político-diplomática, ensino, formação, intercâmbio cultural, entre outros. A OIF é uma instituição fundada sobre o princípio de uma língua e de valores comuns.
Ela conta actualmente com 56 Estados e governos membros e 14 associados e representa mais de 800 milhões de pessoas que compartilham o idioma francês e os valores universais.