Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique apostado em criar capacidade nacional de salvamento aquático

Cerca de quarenta mil dólares norte-americanos estão a ser aplicados em equipamentos, logística e formação de quadros em Moçambique no âmbito da criação de capacidade nacional de salvamento aquático.

A Agencia Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) diz ter gasto cerca de 35 mil dólares norte-americanos em equipamentos tais como um barco com capacidade para oito pessoas, um motor, vários coletes de salvação, fatos de banho, óculos aquáticos, entre outro equipamento a ser doado dentro de dias ao Comando de Serviço moçambicano de Salvação Publica (SENSAP).

O facto foi anunciado hoje pelo Representante Residente da JICA, Shukunobe Masami, a margem da abertura oficial do Primeiro Curso de Formação de Técnicos de Salvamento Aquático, abrangendo 16 membros do Serviço moçambicano de Salvação Publica.

O Ministério moçambicano do Interior (MINT) vai comparticipar neste programa com cerca de 150 mil meticais (aproximadamente 4.690 USD), segundo apurou a AIM.

Falando na abertura do curso em questão, o Secretario Permanente do MINT, Zefanias Muhate, disse tratar-se de uma fase bastante importante já que o país possui uma extensa costa e uma vasta rede hidrográfica.

De acordo com a fonte, ao longo da costa moçambicana ocorrem naufrágios e nos respectivos rios inundações que causam mortes.

“Moçambique tem uma extensa orla marítima onde ocorrem desastres, e possui bacias hidrográficas que sofrem inundações, semeando luto”, disse Muhate.

A formação que hoje arrancou e com a duração de 300 horas é a segunda fase de um programa que iniciou em Outubro de 2010 com a realização do curso de técnicas de primeiros socorros a nível terrestre. Dois oficiais superiores do exército brasileiro fazem parte do corpo docente da presente formação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!