Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique aloca oito por cento do PIB na agricultura

Moçambique disponibiliza actualmente oito por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) ao sector da agricultura, uma actividade que garante a subsistência de mais de 70 por cento da população moçambicana. O Ministro da Agricultura, Soares Nhaca, considera que estas cifras mostram que Moçambique está perto de cumprir a exigência da União Africana (UA) de cada pais membro disponibilizar 10 por cento do seu PIB à agricultura.

A UA instou, em 2003, aos Estadosmembros a afectarem 10 por cento do seu PIB à agricultura, como forma de desenvolver o sector e combater a pobreza no continente. Entretanto vários países, incluindo Moçambique, ainda não atingiram a meta estabelecida por esta organização continental. Nhaca, que falava numa conferência de imprensa na última segunda-feira, em Maputo, afirmou que o Governo tem estado a aumentar gradualmente os recursos à agricultura.

“Estamos perto de cumprir a exigência da UA de afectar 10 por cento do PIB à agricultura. Partimos de quatro por cento para seis e agora alocamos oito por cento”, disse o Ministro, salientando que os recursos à agricultura têm sido canalizados para a mecanização, infraestruturas de regadio, silos, sementes melhoradas, bem como fomento pecuário.

A referida conferência de imprensa foi convocada para anunciar o lançamento da segunda época da campanha agrícola 2009/2010, que termina em Setembro deste ano. Nesta época, prevê-se a produção de cerca de três milhões de toneladas de cereais, cerca de 430 milhões de toneladas de leguminosas, mais de 38 mil toneladas de oleaginosas e cerca de um milhão de hortícolas diversas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!