Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambicano detido com 30 quilos de heroína

Um cidadão de moçambicano de 35 anos de idade foi detido Segunda-feira, quando tentava atravessar a fronteira dos Libombos para a Africa do Sul, com 30 quilos de heroína escondidos na bagagem que se encontrava no atrelado de seu carro.

Segundo Malerato Sekha, da Direcção Geral de Contribuições e Impostos (SAES), a droga foi encontrada “ao acaso” durante uma inspecção rotineira das Alfandegas de Moçambique realizada ao veiculo do suspeito, quando dois cães, treinados para o efeito, farejaram o saco contendo 80 pacotes de heroína prensada, avaliados em 22,5 milhões de randes, cerca de 66 milhões de Meticais.

O suspeito, depois de interrogado, levou os agentes a uma casa em Joanesburgo, na qual foram detidos um cidadão moçambicano e uma cidadã de nacionalidade congolesa, de acordo com Sekha, citado pela agencia Lusa. As autoridades afirmam estar-se perante a maior apreensão de droga registada no presente ano nas fronteiras sul-africanas e a primeira de um traficante a tentar atravessar uma fronteira terrestre moçambicana com destino aos países vizinhos.

O valor das drogas apreendidas em Moçambique, de Janeiro a esta parte, ascende a 200 milhões de randes, cerca de 600 milhões de Meticais. A Policia moçambicana apreendeu, recentemente, 30 invólucros de heroína e uma barra de aproximadamente dois quilos telinforma 10.04.09 pag.3 de haxixe, no Aeroporto Internacional da Beira, na posse de um cidadão que, ido de Tete, tentava transportar a droga para Maputo, a capital.

Moçambique tem sido corredor preferencial para os traficantes de droga a partir da América Latina, com destaque particular para o Brasil, onde pelo menos dez moçambicanos e alguns cidadãos brasileiros encontram-se detidos em conexão com o narcotráfico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!