Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moageiras aprovam novo preço de trigo

As moageiras moçambicanas anunciaram hoje, em Maputo, mais uma redução do preço da farinha de trigo, a vigorar a partir do dia 8 de Junho de 2009 em Moçambique.

A primeira redução do preço deste produto ocorreu em Novembro último, depois do abrandamento da crise de cereais ao nível do mercado internacional. Segundo comunicado de imprensa conjunto da Companhia Industrial da Matola, SARL (CIM), Sociedade Comercial e Industrial de Moagem, Lda (Socimol) e Merec Industries Lda, recebido pela redacção da AIM, cada saco de 50 quilogramas de farinha de trigo passa a custar 60 meticais (2.2 dólares americanos) em Moçambique.

O mesmo comunicado refere que as panificadoras já foram informadas sobre esta redução do preço da sua principal matéria-prima, esperando-se que o preço do pão venha a ser ajustado. A primeira redução do preço de trigo no mercado moçambicano foi possível porque a partir de Agosto de 2008, os preços deste produto e dos fretes marítimos começaram a decrescer nos mercados internacionais.

De referir que, no ano passado, devido à crise de combustíveis que originou escassez de cereais no mercado internacional, as três moageiras foram obrigadas a aumentar o preço de venda da farinha de trigo no país. As crises registadas no ano passado, ao nível mundial levaram a subida do preço do trigo e dos fretes marítimos nos mercados internacionais, afectando países como Moçambique.

Neste momento, as três moageiras têm novos contratos de aquisição de trigo a preços inferiores. O primeiro lote de trigo resultante dos novos contratos foi descarregado entre Abril e Maio do corrente ano, em quantidades não especificadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!