O Ministério da Saúde (MISAU) e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), acabam de rubricar um acordo de cooperação, que permite a este órgão internacional a proceder a procura e aquisição de equipamento e material médico-cirúrgico para Moçambique.
A aquisição destes equipamentos que se destinam ao Serviço Nacional Saúde (SNS), segundo explicou o ministro da Saúde, Ivo Garrido, será efectivado por este órgão das Nações Unidas, com base num financiamento de 7.843 mil dólares norte-americanos aos quais se acresce 1.627 mil dólares para custear as despesas colaterais.
O acordo formalizando esta iniciava, que surge com base num financiamento do Banco Mundial e devera ser efectivada até 31 de Dezembro do presente ano, foi rubricado hoje em Maputo, pelo Ministro da Saúde, em representação do Governo moçambicano e Patrícia Gusman por parte do FNUAP.
O equipamento, segundo explicou o titular do pelouro da Saúde, destina-se a melhoria das condições de atendimento a mulher grávida. Para tal, serão adquiridas 40 ambulâncias, 400 camas de parto, material para o diagnóstico do HIV/SIDA, sífilis, entre outras doenças de transmissão sexual.
O ministro disse que o material será alocado com base em princípios de equidade, acrescentando que a prioridade será para os lugares onde o equipamento dá mais falta.
“O Governo definiu para o presente quinquénio a meta de colocar, um médico, uma ambulância e uma carrinha, em cada distrito. Este feito será cumprido até Dezembro próximo”, assegurou.
Por seu turno, Patrícia Gusman, disse ser de capital importância ajudar Moçambique na aquisição deste material que, para além de material de consulta prénatal, inclui a compra de preservativos masculinos que serão distribuídos em diversas partes do país como forma de reforçar a prevenção contra o HIV/SIDA.
Pouca chuva até Dezembro em Moçambique, seca em Gaza e Tete e mais inundações urbanas na época chuvosa 2024/2025
A época chuvosa que se aproxima, de acordo com os meteorologistas moçambicanos, iniciará com “chuvas normais com tendência para abaixo...