Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mioma

Querida Tina, sou um jovem anónimo de 30 anos de idade, casado a 2 anos e 2 meses com uma adorada mulher de 28 anos de idade. Estamos a enfrentar uma dificuldade de trazer ao mundo o fruto da nossa felicidade. A minha esposa foi submetida a uma intervenção cirúrgica em Dezembro do ano passado após diagnostica Miomas (Miombas) que se aventa a possibilidade de não conseguir conceber devido aos mesmos. Haverá um outro tratamento para que possamos atravessar este obstáculo, querida?

Caro amigo, o mioma é um tumor benigno que aparece nas paredes musculares do útero. A sua relação com a fertilidade tem a ver com o seu tamanho. Se o mioma (ou vários) não forem muito grandes, pode-se fazer um tratamento ligeiro, que implica tomar comprimidos.

No caso da sua esposa, penso que os miomas eram suficientemente grandes para serem removidos através de uma cirurgia. Pelo que eu investiguei, a cirurgia não deve ser necessariamente a causa directa da infertilidade, a não ser que ela não esteja a ter o ciclo menstrual como deve ser. Ou pode ser que a operação causou algum tipo de lesão no tecido uterino e por essa razão ela não esteja a conseguir “segurar” o embrião (o primeiro sinal de fecundação do óvulo pelo espermatozóide). Eu não tenho uma resposta clara, ate porque não sou médica. Por isso sugeria que vocês consultassem um médico ginecologista obstetra.

No departamento de obstetrícia de qualquer hospital central (isto nas capitais provinciais) ou mesmo na ginecologia dos hospitais rurais e outras unidades sanitárias podem obter informação que vos possa ajudar. Acho que a tua esposa precisa de fazer alguns exames especializados.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!