O Ministro da Educação, Zeferino Martins, reúnese esta semana com alguns directores de escolas primárias, secundárias e de formação técnico-profissional a fim de lhes transmitir as linhas gerais do plano extratégico do sector, a ser implementado no quinquénio 2010 /2014.
De acordo com aquele governante, os gestores do processo educativo no país devem estar identificados com a missão e a visão do sector. O Plano Extratégico do Ministério de Educação assenta sobre três pilares, nomeadamente a expansão do acesso à educação para todas as crianças em idade escolar, a melhoria da qualidade de ensino e o desenvolvimento da capacidade institucional, este último que adiciona a revitalização e modernização do ensino técnico profissional.
O titular da pasta da Educação, que se encontra desde domingo em Nampula, inaugurou na segunda-feira uma Escola Secundária em Angoche, estabelecimento de ensino que irá absorver os finalistas da 7ª classe, que, por várias razões, não conseguiram vagas noutras escolas.
Na sua agenda de trabalho constam, ainda, algumas deslocações ao Instituto Agro-Pecuário de Nacucha, em Mossuril, bem como às escolas de Artes e Oficios de Carapira, em Monapo e Murrupula.