Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministro demite afilhado do Governador na Zambézia

O ministro das Obras Públicas, Cadmiel Mutemba, exonerou, esta Quarta-feira, do cargo de director provincial das Obras Públicas da Zambézia, Cristóvão Forquia, que vinha desempenhando essas funções há mais de dois anos.

Até agora, não se conhecem as razões desta tomada de decisão por parte do ministro das Obras Públicas.

Decisão tomada sem consulta ao governador

A decisão de correr com Cristóvão Foquia do pelouro máximo das Obras Públicas na Zambézia, foi tomada consultar ou pedir opinião ao governador da Zambézia.

Esta Quarta-feira, quando Forquia encontrava-se na Sessão do Governo, o pessoal do seu gabinete levou um expediente na habitual pasta de despacho. Não era para ele despachar, mas sim, uma nota que “despachava” a ele do cargo de director.

Porque é que não foi consultado o governador?

O ministro das Obras Públicas e Habitação deve bem saber como funcionavam as coisas naquela parcela do país. Aliás, também vale a pena referir que o governador da Zambézia, Francisco Itai Meque é padrinho de casamento de Forquia, dai que Cadmiel terá tomado cautelas.

Há várias vozes que sempre se rebelaram sobre o sector das Obras Públicas, mas que as suas reclamações nunca tiveram respostas satisfatórias, provavelmente por causa desta relação “familiar” entre o governador e Forquia.

Aliás, no elenco de Itai Meque, Forquia era considerado “menino bonito”, aquele director que sempre está bem e não cometia “gafes”.

Só para dar um exemplo, a empresa que esteve encarregue na reabilitação da direcção provincial das Obras Públicas e Habitação foi a mesmo que pegou a obra de reabilitação do Palácio do Governador. A conhecida empresa “Beira Empreitadas”.

Mesmo com alguns prazos não cumpridos, ninguém já fez barulho com ela. Enfim, isso tudo passava aos olhos de Cristóvão Forquia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!