Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministro da Saúde desdramatiza informação que alerta para não consumo da banana sul africana

O Ministro da Saúde de Moçambique, Alexandre Manguel, desdramatizou, na tarde desta Terça-feira, a informação que circula com alguma intensidade em Maputo, alertando as pessoas para não consumirem banana importada da África do Sul durante as próximas três semanas, alegando que, há dias, foi feito um descarregamento da fruta infectada por uma bactéria mortífera.

Alexandre Manguele disse que foram feitos contactos ao nível do Ministério da Saúde junto das autoridades sul africanas da saúde, entidades regionais incluindo a direcção regional da OMS baseada em Windhoek e não houve confirmação dessa informação.

A informação, refira-se, está a circular por e-mail e via sms. Segundo escreve O Autarca, teve acesso a uma mensagem enviada por telefone com o seguinte teor: “Alerta: não consuma bananas durante as próximas três semanas. É um alerta vindo da África do Sul, concretamente da região de Kwazulu Natal. Houve um carregamento que veio infectado por uma bactéria mortífera. Os sintomas são febres muito altas, erupção cutânea e alergia da pele. Repasse a mensagem”.

Solicitado a reagir à mensagem, Alexandre Manguel disse também que recebeu mas não tem evidências para confirmar a sua veracidade.

Contudo, depois de afirmar que não existem motivos para alarme, apelou para o reforço da “nossa” vigilância. Maputo tem sido um dos principais mercados da banana produzida na região sul africana de Kwazulu Natal.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!