Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministra do trabalho intervem no conflito laboral na Moçambique Farms, Lda

A Ministra do Trabalho, Helena Taipo, deslocou-se, Sexta-Feira última, à empresa Moçambique Farms, Lda, localizada na região da barragem dos Pequenos Libombos, no Distrito de Boane, Província de Maputo, numa acção de busca de solução para a situação tensa que se vive naquela firma, entre a entidade patronal e os trabalhadores.

Trata-se de um empreendimento de capitais mistos moçambicano e mauriciano, que se dedica à produção e processamento de frango, representado, respectivamente, por Jaggadishen Chelumbrun, actual Director-Geral, e por Egas Mussanhane.

Insistentemente, segundo um comunicado do Ministério moçambicano do Trabalho (MITRAB), director-geral da Moçambique Farms Lda é acusado de não respeitar nem aos trabalhadores nem aos sócios moçambicanos.

“Não obstante a intervenção tanto da Inspecção do Trabalho da Província de Maputo como do Governo distrital de Boane, os problemas tendem a agudizarse, claramente devido à falta de diálogo e, sobretudo, pelo desprezo a que o respectivo comité sindical e os 70 trabalhadores estão votados, por parte da entidade empregadora”, refere o comunicado.

Naquele ponto do sul do país, a governante reuniu-se com a direcção e os trabalhadores, a quem instou para encontrarem uma solução que devolva a harmonia laboral, o mais breve possível.

Taipo disse ainda que a entidade patronal está a entreter o Governo desde 2009, ao ignorar os acordos e memorandos de entendimento alcançados em negociações anteriores.

Os trabalhadores alegam estar sujeitos a maus tratos, actos de racismo, falta de pagamento de salários acordados, de condições de trabalho e de transporte, substituição definitiva em ausências de férias, mesmo autorizadas, entre outras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!