Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministra da Tecnologia da RAS visita Moçambique

O Ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia (MCT), Venâncio Massingue, recebeu na segunda-feira, em Maputo, a sua contraparte sul-africana, Grace Pandor, que efectua uma visita de trabalho de dois dias ao país.

A visita de Pandor a Moçambique tem como objectivo discutir as linhas mestras que irão conduzir, nos próximos anos, a cooperação existente entre os dois países no sector da Ciência e Tecnologia (CT), para alem de visitar várias instituições de investigação em Moçambique. Este trabalho insere-se no quadro de avaliação e estreitamento da cooperação bilateral e multilateral na esfera da CT entre estes dois países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

“Queremos que todos tenhamos acesso aos programas de investigação”, disse Massingue, num “briefing” à comunicação social. O Ministro acrescentou que “pretendemos, doravante, dar um novo impulso às relações de cooperação com a inclusão de novas áreas”. O “briefing” foi antecedido de um encontro entre as delegações dos dois países.

De acordo com Massingue, no encontro se discutiu o estágio dos projectos conjuntos previstos para 2010 e que são financiados pelos dois países em cerca de 1.4 milhões de rands (um rand sul-africano equivale a cerca 3,63 meticais). Um acordo de cooperação entre os dois países na área da CT foi assinado em Julho de 2006, em Pretória, capital politica sul-africana, abrangendo as áreas de desenvolvimento para os recursos humanos, tecnologia e informação, bem como projectos conjuntos de investigação biotecnológica aplicada na agricultura e saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!