Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ministério do turismo aposta na capacitação de profissionais do sector

O Ministério moçambicano do Turismo aponta como desafios prioritários a formação e capacitação dos profissionais da indústria do turismo, para que possam melhorar a qualidade da provisão dos serviços e produtos turísticos e a promoção da marca Moçambique nos principais mercados emissores mundiais de turistas.

O director nacional do Turismo, Martinho Muatxiwa, disse, recentemente, à AIM, que estas acções se enquadram nos esforços que o Governo de Moçambique, o sector empresarial, as comunidades locais e associações ligadas ao turismo estão a desenvolver, no sentido de tornar a indústria “um motor de desenvolvimento económico do país”.

Muatxiwa referiu que, presentemente, as acções do Governo estão orientadas no sentido melhorar “a qualidade da provisão dos serviços e produtos turísticos, através da formação e capacitação dos profissionais da área do turismo e para um desenvolvimento integrado das áreas prioritárias para a actividade turística”.

De referir que durante a recente visita a Moçambique do Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo-OMT, as autoridades moçambicanas consideraram fundamental o apoio daquela instituição na capacitação dos recursos humanos para o sector turístico, que nos últimos anos tem vindo a dar “uma valiosa contribuição” na criação de postos de trabalho, sobretudo para os jovens.

A OMT tem estado a capacitar profissionais moçambicanos, através da criação de condições e oportunidades para a troca de experiências com outros países da região e da realização de acções de formação e capacitação em território moçambicano.

A reabilitação das áreas de conservação e a promoção de acções visando “tornar Moçambique um destino turístico fascinante a nível internacional”, são outras tarefas prioritárias das autoridades turísticas moçambicanas, tendo solicitado apoio, nesse sentido, à Organização Mundial do Turismo.

A OMT assumiu o compromisso de trabalhar juntamente com as autoridades moçambicanas na área de classificação hoteleira, por entender ser uma daquelas que necessitam de ser melhoradas, com vista a uma maior atracção de turistas.

Dados recentes do Instituto Nacional de Estatísticas-INE, indicam que em 2009, o sector do turismo em Moçambique arrecadou 195 milhões de dólares norteamericanos, representando um crescimento de 10 milhões de dólares, relativamente à receita arrecadada em 2008, estimada em 185 milhões de dólares.

Os mesmos dados referem ainda que o peso da actividade turística na economia moçambicana é de 1.5 porcento, o que é considerado pelas autoridades do sector “ainda muito modesto, mas que nos próximos tempos vai demonstrar a sua robustez, mercê do trabalho que está sendo realizado com vista ao desenvolvimento desta indústria”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!