O Ministério moçambicano do Turismo aponta como desafios prioritários a formação e capacitação dos profissionais da indústria do turismo, para que possam melhorar a qualidade da provisão dos serviços e produtos turísticos e a promoção da marca Moçambique nos principais mercados emissores mundiais de turistas.
O director nacional do Turismo, Martinho Muatxiwa, disse, recentemente, à AIM, que estas acções se enquadram nos esforços que o Governo de Moçambique, o sector empresarial, as comunidades locais e associações ligadas ao turismo estão a desenvolver, no sentido de tornar a indústria “um motor de desenvolvimento económico do país”.
Muatxiwa referiu que, presentemente, as acções do Governo estão orientadas no sentido melhorar “a qualidade da provisão dos serviços e produtos turísticos, através da formação e capacitação dos profissionais da área do turismo e para um desenvolvimento integrado das áreas prioritárias para a actividade turística”.
De referir que durante a recente visita a Moçambique do Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo-OMT, as autoridades moçambicanas consideraram fundamental o apoio daquela instituição na capacitação dos recursos humanos para o sector turístico, que nos últimos anos tem vindo a dar “uma valiosa contribuição” na criação de postos de trabalho, sobretudo para os jovens.
A OMT tem estado a capacitar profissionais moçambicanos, através da criação de condições e oportunidades para a troca de experiências com outros países da região e da realização de acções de formação e capacitação em território moçambicano.
A reabilitação das áreas de conservação e a promoção de acções visando “tornar Moçambique um destino turístico fascinante a nível internacional”, são outras tarefas prioritárias das autoridades turísticas moçambicanas, tendo solicitado apoio, nesse sentido, à Organização Mundial do Turismo.
A OMT assumiu o compromisso de trabalhar juntamente com as autoridades moçambicanas na área de classificação hoteleira, por entender ser uma daquelas que necessitam de ser melhoradas, com vista a uma maior atracção de turistas.
Dados recentes do Instituto Nacional de Estatísticas-INE, indicam que em 2009, o sector do turismo em Moçambique arrecadou 195 milhões de dólares norteamericanos, representando um crescimento de 10 milhões de dólares, relativamente à receita arrecadada em 2008, estimada em 185 milhões de dólares.
Os mesmos dados referem ainda que o peso da actividade turística na economia moçambicana é de 1.5 porcento, o que é considerado pelas autoridades do sector “ainda muito modesto, mas que nos próximos tempos vai demonstrar a sua robustez, mercê do trabalho que está sendo realizado com vista ao desenvolvimento desta indústria”.