Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Ministério da Agricultura vai recolher pesticidas obsoletos em Moçambique

Centenas de toneladas de pesticidas obsoletos que se encontram em diferentes pontos do território moçambicano vão ser removidas e destruídas com vista a reduzir os riscos de contaminação de solos, da água, do ambiente e preservar a saúde da população.

Para o efeito, o Ministério da Agricultura encontra-se a reunir o produto em alusão, uma vez considerado perigoso para a saúde pública.

O director nacional dos Serviços Sgrários, Mohamed Valá, disse, esta quinta-feira (22), em Maputo, num encontro sobre gestão de projectos de remoção de pesticidas e redução do risco de contaminação, que o processo de remoção decorre nas províncias de Sofala, da Zambézia, de Cabo Delgado, do Niassa e de Maputo. Em tempos, esses lugares eram grandes centros de produção de comida.

A acção será estendida para outras parcelas do país de forma faseada. Mohamed Valá sublinhou que há muitas quantidades de pesticidas espalhadas pelo território nacional, o que exige que haja um trabalho coordenado, pois o tratamento de solos contaminados é um processo muito oneroso.

Segundo o dirigente, somente no distrito de Boane, na província de Maputo, foram removidos cerca de 300 toneladas de pesticidas que serão incineradas nos próximos dias. E está-se a intensificar a fiscalização no sentido de evitar a circulação desse no mercado de agro-químicos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!