Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Ministério da Agricultura vai recolher pesticidas obsoletos em Moçambique

Centenas de toneladas de pesticidas obsoletos que se encontram em diferentes pontos do território moçambicano vão ser removidas e destruídas com vista a reduzir os riscos de contaminação de solos, da água, do ambiente e preservar a saúde da população.

Para o efeito, o Ministério da Agricultura encontra-se a reunir o produto em alusão, uma vez considerado perigoso para a saúde pública.

O director nacional dos Serviços Sgrários, Mohamed Valá, disse, esta quinta-feira (22), em Maputo, num encontro sobre gestão de projectos de remoção de pesticidas e redução do risco de contaminação, que o processo de remoção decorre nas províncias de Sofala, da Zambézia, de Cabo Delgado, do Niassa e de Maputo. Em tempos, esses lugares eram grandes centros de produção de comida.

A acção será estendida para outras parcelas do país de forma faseada. Mohamed Valá sublinhou que há muitas quantidades de pesticidas espalhadas pelo território nacional, o que exige que haja um trabalho coordenado, pois o tratamento de solos contaminados é um processo muito oneroso.

Segundo o dirigente, somente no distrito de Boane, na província de Maputo, foram removidos cerca de 300 toneladas de pesticidas que serão incineradas nos próximos dias. E está-se a intensificar a fiscalização no sentido de evitar a circulação desse no mercado de agro-químicos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *