Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mineradoras enquadram os reassentados no mercado de trabalho em Tete

Um total de cinquenta pessoas das 400 previamente seleccionadas no bairro de reassentamento de Cateme, no distrito de Moatize, província de Tete, vão assinar, este mês, contratos de trabalho com companhias mineiras que operam naquela região do Centro de Moçambique.

A Directora provincial do Trabalho de Tete, Elsa Maria da Barca, afirmou que os 50 indivíduos foram formados profissionalmente e ocuparão vários postos nas mineradoras Vale e Rio Tinto, estando em curso um trabalho visando a profissionalização dos restantes elementos registados.

“O Governo e as mineradoras estão a executar um cronograma para o enquadramento de alguns elementos da população reassentada em Cateme, em alguns postos de trabalho para garantir a sua sustentabilidade”, disse Elsa Barca, citada pelo “Noticias” desta Sexta-feira.

Os seleccionados beneficiam de treinamento no Centro de Formação Profissional da Rio Tinto, acção realizada pelas mineradoras Vale e Rio Tinto.

A formação engloba as áreas de serralharia mecânica, construção civil, carpintaria, entre outras.

Entretanto, ainda no âmbito da garantia da sustentabilidade da população reassentada em Cateme, serão construídos pavilhões familiares para a criação de frangos cuja actividade vai contar com o apoio técnico directo de quadros ligados à pecuária na Direcção Provincial da Agricultura e da empresa Vale.

Recentemente, o governador da província de Tete, Alberto Vaquina, disse que um estudo mais profundo está em curso visando corrigir os erros constatados em algumas casas nos bairros de reassentamento.

A população reassentada em Cateme amotinou-se a 10 de Janeiro último para apresentar uma série de reivindicações dentre elas a correcção dos defeitos constatados nas casas, arruamentos, vias de acesso, abastecimento de água, melhoramento da qualidade da corrente eléctrica, entre outras questões.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!