Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mineiros moçambicanos podem ser contratados pela Riversdale

Mineiros moçambicanos que estão a ser expulsos das minas da África do Sul podem ser contratados pela Riversdale Moçambique para trabalharem nos seus projectos de produção de carvão em Benga e Zambeze, na província central de Tete.

“Nós os podemos acolher e integrar nos nossos projectos de produção de carvão aqui em Tete, desde que mostrem interesse e demonstrem experiência adquirida na África do Sul”, garantiu ao Correio da manhã, em Tete, Anthony Martin, director executivo da Riversdale Moçambique, companhia australiana detentora de 15 títulos mineiros em Moçambique onde opera desde 2006.

Martin indicou, aliás, que todos os moçambicanos com conhecimentos relevantes que interessam à sua companhia podem ser admitidos para trabalharem em Tete, “independentemente de terem sido mineiros na África do Sul. O que queremos é empregar moçambicanos para contribuírem no desenvolvimento dos nossos projectos aqui em Moçambique”, avançou.

A questão foi colocada pelo Cm a Martin tendo em conta o número cada vez maior de mineiros moçambicanos que anualmente têm visto os seus contratos de trabalho serem rescindidos pelas companhias mineiras da África do Sul em cumprimento de um dispositivo legal governamental a impor restrições no recrutamento de estrangeiros para a África do Sul.

A prioridade no recrutamento da nova força laboral naquele país vizinho passa a ser dada a nacionais, uma das formas encontradas pelo Governo para acabar com casos de xenofobia que se registam na África do Sul e que têm resultado em actos de assassínio de estrangeiros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!