Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Millennium bim reforça capital social para 4,5 mil milhões de meticais

O Millennium bim acaba de efectuar um aumento de capital social por incorporação de reservas do equivalente a 34,3 milhões de euros, para 103 milhões de euros, reforçando a “robustez e estabilidade” da instituição.

Segundo um comunicado que o bim enviou à nossa Redacção, o aumento de capital social levou à integração do banco na lista das 10 maiores empresas nacionais, em termos de dimensão dos seus capitais próprios, o que, para a Assembleia Geral do Millennium bim, realizada quinta-feira, “revela a confiança que os accionistas depositam no banco e na economia moçambicana”, indica o referido comunicado.

Com um total de 126 balcões em 2010, a maior rede de balcões do país, o Millennium bim passou a deter o maior número de clientes – 900 mil –, o que representa um crescimento de 22 porcento face ao ano anterior.

O Millennium bim é a maior instituição financeira moçambicana em termos de rede de distribuição e penetração geográfica, estando presente em 54 dos 128 distritos, sendo o único banco comercial em 19 desses distritos.

Numa reunião realizada na passada quinta-feira, a assembleia- geral do Millennium bim aprovou ainda contas referentes ao ano passado, exercício no qual o “resultado líquido consolidado atingiu 2,4 mil milhões de meticais (equivalente a aproximadamente 55 milhões de euros), o que representa um crescimento de 20,1 porcento face a 2009”.

“A margem financeira do banco bim (detido pelo Millennium bcp de Portugal) aumentou 34,7 porcento e o produto bancário 31,4 porcento, enquanto a rendibilidade dos capitais próprios (ROE) situou-se em três porcento, o que compara com 35,5 porcento em 2009”, refere a aludida nota.

O Millennium bim sublinha que o activo total do banco “atingiu os 55 812 milhões de meticais (1,3 milhão de euros), o que representa um crescimento de 13,3 porcento em relação a 2009”.

O comunicado da instituição bancária destaca que o crédito a clientes registou “um crescimento de 27 porcento, atingindo os 34 982 milhões de meticais (805,7 milhões de euros), o que traduz o claro empenho do Millennium bim no desenvolvimento da economia moçambicana”.

“Os recursos de clientes aumentaram 14,5 porcento em relação a 2009 para 42 906 milhões de meticais. O rácio de crédito vencido sobre o crédito total aumentou ligeiramente, para 1,1 porcento, com uma cobertura por provisões de 481 porcento. O rácio de eficiência regista melhorias em relação a 2009, situando- se em 40,6 porcento (41,2 porcento em 2009)”, enfatiza o comunicado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!