A iniciativa, lançada em Dezembro do ano passado, surge como forma de tentar reduzir o índice de acidentes de viação que têm vindo a aumentar nos últimos anos.
A primeira fase da campanha abrange as escolas primárias e secundárias da província de Maputo, onde os agentes destacados pela PRM dão palestras, formando e alertando sobre os reais perigos da estrada. Nesta fase, serão escolhidos os alunos mais velhos, instruídos especificamente para que possam ajudar os mais novos a atravessar a estrada, nos horários de entrada e saída, devidamente equipados com kits completos de trânsito, oferecidos pelo para o efeito. Os kits são compostos por coletes, reguladores de trânsito, apitos e chapéus.
A segunda fase consiste em fazer chegar a informação aos demais aglomerados populacionais, empresas públicas e privadas, mercados e associações.
Campanhas deste género são tão fundamentais para a redução do elevado índice de acidentes de viação que se têm vindo a registar, sensibilizando, assim, a população e os jovens, em particular, incutindo nestes o sentido de responsabilidade enquanto cidadãos, alertando para a importância do seu comportamento nessa luta que toda a sociedade tem de travar.