Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Militares em Honduras expulsam do Congresso ex-presidente Zelaya e seus partidários

O deposto ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, deputados e centenas dos seus seguidores foram violentamente expulsos do Congresso Nacional por militares que lançaram gás lacrimogéneo e golpearam diversos parlamentares.

Zelaya, que foi afectado pelo gás lançado, havia ocupado o salão plenário do Palácio Legislativo com a sua mulher e ex-candidata presidencial, Xiomara Castro, e 36 deputados da sua agremiação política, protestando por “não nos permitirem debater os problemas nacionais” na Câmara, disse o ex-mandatário.

O ex-presidente – de esquerda, derrubado por um golpe de Estado militar em Junho de 2009 – e seus partidários foram expulsos do Congresso ao passo que nas ruas centrais da capital, Tegucigalpa, forças da polícia anti-distúrbios lançavam bombas de gás lacrimogéneo e enfrentavam manifestantes, que respondiam com pedras.

Os membros da Polícia Militar ingressaram no Congresso com bastões, escudos e lançando gás enquanto empurravam violentamente em direcção à saída os deputados e seguidores do Partido Liberdade e Refundação (Libre), dirigido por Zelaya.

As primeiras informações indicam ao menos sete feridos, entre eles dois militares e dois congressistas que foram enviados ao hospital com lesões menores.

“Eu atribuo essas acções violentas… ao aprendiz de ditador que é o presidente Juan Orlando Hernández”, disse Zelaya, após permanecer vários minutos sentado, com lenços molhados no rosto e na cabeça, enquanto era atendido por correligionários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!