Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Milhares de curdos sírios fogem para a Turquia depois do avanço do Estado Islâmico

Dezenas de milhares de curdos sírios entraram na Turquia nas últimas 24 horas, fugindo do avanço dos combatentes do grupo Estado Islâmico, que tomaram dezenas de vilarejos próximos à fronteira e estão a investir contra uma cidade síria.

A Turquia abriu um pedaço da sua fronteira na sexta-feira, depois de os civis curdos terem deixado as suas casas, temendo um iminente ataque à cidade de Ayn al-Arab.

Neste momento, o Estado Islâmico está a menos de 15 quilómetros do local, também conhecido como Kobani, segundo um comandante curdo em solo. O avanço do Estado Islâmico no norte da Síria provocou pedidos de ajuda por parte dos curdos da região, que temem um massacre em Kobani.

A cidade está estrategicamente posicionada na fronteira e impediu que militantes radicais sunitas consolidassem os seus ganhos territoriais no norte da Síria. O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, disse, este sábado, à CNN Turca que 45 mil curdos sírios cruzaram a fronteira desde que as autoridades turcas abriram a passagem, na sexta-feira.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!