Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mexidas no Ministério do Trabalho

A Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, acaba de exonerar e nomear, em despachos separados, alguns quadros da sua equipa directiva nos serviços centrais e nas Províncias, com vista a imprimir nova dinâmica ao sector.

Segundo um comunicado de imprensa recebido na nossa Redacção, trata-se de Emídio Vicente Mavila, que acumulava as funções de Director de Emprego e Formação Profissional, agora nomeado Directora-Geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), em substituição de Abiba Masssequece Abdala Tamele, que passou para Assessora da Ministra. Ainda no INEFP, Elsa Maria Fortes Xavier da Barca, ex-Delegada provincial de Sofala, foi nomeada Directora de Emprego na sede nacional, o mesmo destino de Rita António Pedro, ex-Delegada da Província de Maputo, agora como Directora de Formação.

O Gabinete de Estudos e Cooperação do Ministério do Trabalho passou também a ter novo Director, nomeadamente Eduardo Naftal Chimela, que substitui no cargo o Jerónimo Pires Mahoque. O comunicado indica ainda que para Director Provincial do Trabalho de Gaza a chefe do pelouro indicou a ex-Delegada provincial do INEFP local, Maria da Graça Jacinto Mula, para substituir Eliseu Eusébio Gabriel Sithole, o considerado decano dos Directores Provinciais do Trabalho do País, que solicitou que solicitou a sua substituição, dado o longo tempo em cargos de chefia e o seu débil estado de saúde nos últimos tempos que não o ajudava a acompanhar a dinâmica do trabalho.

Por seu turno, Inácio Vumbuca, ex-Delegado provincial do INEFP de Niassa, foi nomeado Director Provincial do Trabalho de Nampula, em substituição de Amisse Cololo; enquanto na Zambézia, o Director Provincial do Trabalho, Januário Soca, deixou o seu lugar para Julião Alfredo Sigaúque, inspector sénior que se encontrava afecto aos serviços centrais da Inspecção-Geral do Trabalho em Maputo.

Em relação a Zambézia recordar que semana passada o novo Governador Provincial, Itai Meque, foi citado pelo Diário de Moçambique, matutino de maior circulação na Beira, como tendo se distanciado da cessação de funções de Januário Soca.

Eventualmente a reacção de Itai Meque tenha a ver com o facto de Januário Soca ter cessado do cargo poucos dias depois da visita que o novo Governador da Zambézia efectuou a Direcção Provincial do Trabalho, onde constatou uma série de irregularidades, sobretudo no sector de Administração e Finanças.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts