Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical reforça tendência de apreciação face ao Dólar dos EUA

O Metical reforçou, em Dezembro de 2010, a tendência de apreciação face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA) iniciada em Novembro, acontecendo o mesmo relativamente à Pula (Botsuana) e ao Rand (África do Sul).

A apreciação mensal da divisa moçambicana foi de 7,18%, situação que fez baixar a depreciação anual para 19,34%, que compara com 9,65% registados ao longo de 2009, segundo o Banco de Moçambique (BM), realçando que o diferencial da taxa de câmbio do Mercado Cambial Interbancário (MCI) com a dos bancos comerciais reduziu, em Dezembro último, para 0,59%, após 0,23% no mês anterior.

No cômputo geral, o comportamento das moedas da maioria dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi misto em relação ao Dólar dos EUA, pois enquanto a Pula e Rand evoluíam no sentido de apreciação, as restantes tenderam a depreciar-se.

Em Novembro, a inflação registou um comportamento misto, pois acelerou nas Maurícias e África do Sul em 20 pontos-base e em 130 pontosbase na Tanzânia, desacelerando em Angola, Malaui, Moçambique e Zâmbia e mantendo-se no Botsuana.

Nas economias mais desenvolvidas ocorreu uma recuperação da actividade económica, ao longo de 2010, face aos níveis registados em finais de 2009, enquanto no concernente ao comportamento da inflação, em Novembro último, ocorreu uma desaceleração nos EUA e Japão, para 1,1% e 0,1%, respectivamente, enquanto no Reino Unido ela acelerou para 3,3%, mantendo-se constante na zona Euro, ou seja, em 1,9%. Nos países da Zona Euro, a inflação em Dezembro de 2010 atingiu uma taxa de 2,2%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!