Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical em depreciação e inflação em queda em Maio

Uma ligeira depreciação do Metical face ao Dólar dos Estados Unidos da América registou-se no fecho da segunda quinzena de Maio de 2012, no país, numa altura em que a inflação caiu para abaixo de zero nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo de todo o passado mês de Maio.

No Mercado Cambial Interbancário (MCI), a queda da divisa moçambicana face ao USD foi equivalente a uma depreciação nominal de 0,94%, após 1,11% na quinzena anterior, segundo o Banco de Moçambique (BM).

Em termos acumulados, a moeda nacional depreciou-se em 2,62%, enquanto em termos anuais posicionou-se no terreno da apreciação, em 6,32%, igualmente face ao Dólar dos EUA.

Já no que respeita à inflação, as cidades de Maputo, Beira e Nampula registaram, em Maio último, uma inflação negativa de menos 0,43%, 0,44% e menos 1%, respectivamente, reflectindo a queda dos preços de bens alimentares e não alimentares registada no período em análise.

Em Maio de 2012, Moçambique registou uma inflação mensal de menos de 0,53%, situação que se regista pela terceira vez ao longo do presente ano de 2012.

No seu documento sobre Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação de Maio último, o Banco de Moçambique (BM) indica que ao longo do primeiro trimestre deste ano assistiu-se à queda do indicador de inflação anual em todos os centros urbanos que compõem o indicador geral de preços agregado.

A trajectória descendente deste indicador iniciou em Janeiro de 2011 e, após a interrupção em Julho e Agosto últimos, continuou até Fevereiro de 2012, tendo em Março último voltado a dar sinais de incremento devido à perda de algumas culturas destruídas pela excessiva precipitação registada nalgumas zonas do país, segundo ainda o BM.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!