Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical e Rand mais fortes em Novembro de 2010

Apesar de o crescimento económico ter abrandado, em Novembro de 2010, em 1,4%, em Moçambique, e 2,6%, na África do Sul, o Metical e o Rand, divisas destes dois países vizinhos, mantiveram-se fortes no período em análise, contra uma depreciação anual de moedas dos restantes países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

 

 

A cotação do Metical face ao Dólar dos Estados Unidos da América reduziu para o equivalente a uma apreciação mensal de 1,37%, reduzindo, deste modo, a depreciação acumulada no ano para 28,57%, após 30,35% no mês anterior, segundo o Banco de Moçambique (BM).

Entretanto, em Outubro de 2010, a inflação mostrou um comportamento misto, tendo desacelerado no Malaui, Tanzânia, Zâmbia e Moçambique e acelerado nas restantes economias, continuando as Maurícias a registar a inflação mais baixa de 2,3% e Angola a mais alta de 16,1%.

Por outro lado, assistiu-se na região a uma redução das taxas de juro dos Bilhetes do Tesouro (BT) para a maturidade de 91 dias em todas as suas economias, à excepção do Botswana, Zâmbia e Moçambique, situação que concorreu para, a 17 de Novembro último, o Comité de Política Monetária do SARB (banco central da África do Sul) ter decido baixar a sua taxa de juro de política em 50 pontos base para 5,5%, nível tido como mais baixo dos últimos trinta anos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!