Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

HCB, Kudumba Investiments e Mozfoods com prejuízos de 248,49 milhões de Mt

As empresas HCB, Kudumba Investiments e Mozfoods registaram, no exercício económico de 2009, prejuízos estimados em cerca de 248,49 milhões de meticais devido, em grande medida, à depreciação do Metical, face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA). No mesmo período, o volume de negócios do conjunto das 100 Maiores Empresass de Moçambique atingiu o valor máximo de 146,769 milhões de meticais, representando uma queda de 56,60% no seu resultado líquido agregado, segundo resultados da pesquisa da KPMG contidos na décima segunda edição do ranking das maiores empresas moçambicanas de 2009.

 

 

Os prejuízos daquelas três empresas representam 18,45% do total dos resultados líquidos das 100 Maiores Empresas de Moçambique, segundo os mesmos resultados que apontam os sectores de Comércio e Transportes como tendo obtido maiores índices de representação no ranking com um total de 33 unidades económicas.

Na referida edição, a empresa KPMG destacou a presença “cada vez maior” das pequenas e médias empresas com cerca de 37% do agregado total. Elas absorveram um total de 142 milhões de meticais de volume de negócios contra 13,494 milhões de meticais de 2008.

Refira-se, entretanto, que foram solicitadas a participar nesta edição cerca de 1200 empresas, das quais apenas responderam positivamente 1025.

A Mozline ocupou a primeira posição, seguida pelo Parque Industrial de Beluluane e pela Cimpor Betão Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!