Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical aprecia-se 17,01% em 10 meses face ao Dólar dos EUA

Há 10 meses consecutivos que o Metical tem vindo a registar apreciação nominal face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA), tendo em Junho de 2011 sido no global de 17,01%, o mesmo acontecendo face ao Rand, Rupia (Ilhas Maurícias) e Pula (Botsuana).

No período em análise, a divisa dos EUA apenas apreciou- se relativamente ao Kwacha, do Malaui e da Zâmbia, e Shilling (Tanzânia), de acordo com o Banco de Moçambique (BM).

Em termos de depreciação, a mesma moeda caiu em 11,9% relativamente ao Rand, 10,5% face à Rupia e em 7,5% comparativamente à Pula, segundo ainda a mesma instituição financeira moçambicana.

Inflação

Relativamente à inflação, o BM indica que em Moçambique o custo geral de vida manteve uma trajectória descendente iniciada em Janeiro de 2011, ao passar de 11,36%, em Maio último, para 9,28%, em Junho de 2011, constituindo, assim, a primeira ocorrência abaixo de 10% desde Maio de 2010.

Para tal situação foi decisiva a variação mensal negativa de 0,56% observada no mês de Junho último, após um agravamento de 1,34%, em igual período do ano anterior, o que também contribuiu para que a inflação acumulada desde o início do ano regredisse para 3,31%, bem abaixo dos 10,25% registados nos primeiros seis meses de 2010, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por seu turno, a inflação média anual, cuja tendência decrescente foi iniciada em Maio último, voltou a reduzir, em Junho, em 48 pontosbase, para 14,75%, contra os 5,74% observados no período homólogo de 2010.

SADC

Nalguns países, entretanto, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a inflação, em Junho de 2011, registou uma aceleração anual, na África do Sul e nas ilhas Maurícias e tendência de estabilidade nas restantes economias da região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!