Cientistas da Coreia do Sul divulgaram nesta terça-feira que quatro meteoritos descobertos há alguns meses no sul do país têm 4,5 bilhões de anos e são tão antigos quanto o nosso Sistema Solar.
Os meteoritos, encontrados em março na cidade de Jinju (a cerca de 430 quilômetros da capital) se originaram entre 4,48 bilhões e 4,59 bilhões de anos atrás, idade similar ao quase 4,56 bilhões de do sistema solar, informou o Instituto de Ciências Básicas da Coreia do Sul (KBSI, por sua sigla em inglês).
O KBSI apresentou nesta terça-feira o resultado da análise de vários meses das rochas espaciais encontradas no início de março por moradores de Jinju.
Os meteoritos caídos em solo sul-coreano somavam um total de 34 quilos, dos quais seus proprietários doaram 312 gramas para as autoridades científicas sul-coreanas.
De acordo com o Instituto, a análise foi feita por um dispositivo chamado espectrômetro de massas de íons secundários, que permite avaliar, quase sem danos, a proporção de diferentes minerais em uma amostra.
Especialistas do instituto apresentarão os resultados do teste na Conferência Internacional de Ciência e Tecnologia Analítica, que deverá reunir mais de 250 cientistas de vários países, entre quinta-feira e sexta-feira, em Daejeon, a 150 quilômetros da capital.