Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mesmo sem esclarecimento da dívida oculta Banco Mundial retoma apoio directo a Moçambique

Mesmo sem esclarecimento da dívida oculta Banco Mundial retoma apoio directo a Moçambique

Com a disponibilização de 40 milhões de dólares norte-americanos, para a materialização do projecto Sustenta, o Banco Mundial retomou o apoio directo à Moçambique que havia sido suspenso em Abril passado, devido a descoberta dos empréstimos ilegais da Proindicus e MAM.

Banco MundialApós o Governo de Filipe Nyusi ter reconhecido, em meados de Abril de 2016, que havia escondido das Contas Públicas os 1,4 bilião de dólares norte-americanos que as empresas estatais Proindicus e Mozambique Asset Managment haviam contraído como empréstimos com Garantias Soberana junto dos bancos Credit Suisse e Vnesh Torg o Banco Mundial, seguindo a decisão o Fundo Monetário Internacional, decidiu suspender a aprovação de novos empréstimos para o desenvolvimento de Moçambique.

Todavia com a disponibilização dos 40 milhões de dólares norte-americanos para a materialização do mega-projecto agrário denominado Sustenta a instituição de “Bretton Woods” retomou o apoio directo ao nosso País, embora ainda não tenham sido esclarecidos todos os contornos das dívidas ocultas que tornaram Moçambique num Estado caloteiro.

É que o dinheiro para o Sustenta vai ser canalizado através do Banco de Moçambique para a Direcção Nacional do Tesouro, em seguida para a Conta Única do Tesouro(CUT) e depois será disponibilizado aos seus beneficiários pelo do sistema electrónico de gestão financeira do Estado, o e-SISTAFE, conforme indica um documento do Banco Mundial a que o @Verdade teve acesso.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!