Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mercado do Zimpeto regista flutuação do preço do tomate

O mercado grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo, está a registar uma flutuação do preço do tomate, na sequência da redução da oferta do produto, que últimos dias se tem estado a constatar, afectando os vários mercados retalhistas em Maputo e Matola.

Fernando Matusse, da Associação dos Importadores Informais, citado, hoje, pelo Jornal “Notícias”, disse que a situação persistirá até finais do próximo mês de Maio ou início do de Junho, altura em que se espera o arranque das colheitas de produtores moçambicanos.

Segundo a fonte, a redução da oferta do produto que se está a registar no mercado deriva da fraca produção daquela hortícola na vizinha Africa do Sul, particularmente na região de Mpumalanga, onde é feita a importação para o abastecimento do mercado moçambicano.

Contrariamente aos anos anteriores, segundo Matusse, os produtores sul-africanos preferiram esta época capitalizar a produção de milho em detrimento de tomate, situação que faz com haja dificuldades na importação e consequentemente no abastecimento do produto aos mercados de Maputo e Matola. Os importadores, segundo a fonte, chegam a ficar duas semanas nas farmas localizadas em Mpumalanga esperando pela compra do tomate, para o subsequente fornecimento ao mercado nacional.

O fenómeno, embora resolúvel, originou igualmente a redução da frota de camiões que entram para o país, idos da Africa do Sul, dos anteriores 30 a 20 veículos registados no período normal para apenas oito a sete. Assim, o actual preço da caixa do tomate veria entre 350 a 400 meticais, com todas as consequências daí decorrentes, não só para os revendedores, mas sobretudo para o bolso do parco cidadão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!