Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Melhora qualidade de crédito à economia

A qualidade do crédito à economia em Moçambique registou uma melhoria em 2008, segundo uma pesquisa da empresa de consultoria KPMG sobre o sector bancário divulgada na semana passada. 

Contribuíram para esta melhoria a manutenção de uma política de avaliação prudente e criteriosa de créditos, monitoria com especial atenção aos sinais de alerta, saneamento das carteiras de crédito, recuperação de créditos mal-parados e a sua reestruturação por via do reforço de garantias ou regularização de juros vencidos. Segundo a pesquisa, a melhoria da qualidade do crédito reflectiu-se na queda do rácio de crédito vencido sobre o crédito total, na queda do rácio de provisões específicas sobre o crédito total.

O African Banking Corporation, Banco Terra e o Moza Banco lideram em termos de qualidade de crédito, ao apresentarem percentagens quase nulas de crédito vencido e duvidoso, seguidos pelo Millennium-BIM, com 0.9 por cento. De acordo com a pesquisa, em 2008, o crédito registou um crescimento “surpreendente” na ordem de 42 por cento atingindo 43.3 milhões de meticais, quando comparado com 2007, em que o mesmo cresceu 16 por cento, totalizando 30.5 milhões de meticais.

O aumento do crédito à economia está associado à “forte procura do crédito tanto pelas empresas para o financiamento de meios circulantes e para investimento, como por particulares para consumo e aquisição de bens imobiliários”, segundo explica o estudo. Por outro lado, este aumento deveu-se ao incremento de projectos de investimento de risco aceitável, com maiores retornos e ao desinvestimento das aplicações no mercado estrangeiro devido ao cenário do mesmo em 2008.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!