Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Melhora abastecimento de água na zona rural

O abastecimento de água na zona rural de Nacala-Porto tem vindo a conhecer melhorias significativas nos últimos tempos, mercê dos esforços que estão a ser desenvolvidos pelo governo distrital que resultaram na abertura e construção de um total de 51 fontes do precioso líquido água em vários povoados.

O administrador do distrito, António Pilali, que deu esta informação ao governador provincial, Felismino Tocoli, na sua recente visita àquela região costeira, disse que, em termos de cobertura, aquelas fontes representam um incremento de 42 por cento ao nível do distrito, facto que considera positivo tendo em conta que Nacala-Porto sempre teve problemas sérios de abastecimento de água.

“Neste momento contamos com um total de 57 fontes de água em quase todos os povoados do distrito, entre nascentes, poços e furos. E agora estamos a reabilitar outras 6 que se encontram avariadas e inoperacionais, tendo em conta que algumas situam-se em zonas em que o abastecimento de água é muito escasso” disse.

Num outro desenvolvimento, o administrador do distrito de Nacala-Porto avançou que, nos próximos tempos, estão projectadas a abertura e construção de mais fontes de água por forma a aumentar a taxa decobertura, no quadro da execução do programa quinquenal do governo.

De acordo, ainda, com aquele responsável, outras actividades que foram realizadas, inclusive na zona urbana, na área de abastecimento de água, consistiram na reabilitação de todas as comportas, estação de tratamento, montagem de novos grupos de bombagem em todas as estações, instalação de novos doseadores e construção de fontanários em novos ramais.

Por seu turno, o governador de Nampula disse ter ficado com uma boa immpressão dos esforços que estão a ser envidados por parte do governo local, no sentido de fazer chegar mais água a muita gente que ainda precisa deste precioso líquido.

Felismino Tocoli referiu que a recente inauguração, a que ele presidiu, de um novo sistema de abastecimento de água na zona populosa de Mutiva, mais precisamente na localidade de Quissimanjulo, é um exemplo desses esforços que as populações precisam de reconhecer.

Para o governante nampulense, a melhor forma de as populações reconhecerem esses esforços é saber conservar em boas condições aquele sistema, senão será um esforço nulo e, passado pouco tempo, as pessoas voltarão a sofrer com a falta de água.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!