Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Médicos indianos reforçam capacidade do HCM

O Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária em Moçambique, conta, desde a semana passada, com o reforço de uma equipa de médicos indianos, fruto de um acordo assinado entre o Ministério da Saúde (MISAU) e o grupo Apollo, daquele país asiático.

Trata-se de um grupo de hospitais de especialidade indianos que, numa primeira fase, enviou seis médicos especialistas para as áreas de cardiologia, neurologia, oncologia, urologia e cirurgia.

Falando, em Maputo, durante uma conferência de imprensa que serviu para a apresentar a equipa, o director geral do HCM, João Fumane, disse que o projecto, de cinco anos renováveis, tem por objectivo juntar os médicos de ambas nacionalidades com vista a melhor o desenvolvimento técnico e tecnológico da saúde em Moçambique.

O acordo prevê várias acções entre elas a possibilidade dos médicos do grupo Apollo prestarem assistência aos médicos moçambicanos de modo a trocarem conhecimentos e produzirem novas abordagens e novo manuseio dos doentes no geral?, explicou o director.

Com esse intercâmbio, abre-se a possibilidade para o envio de médicos e outros profissionais de saúde à Índia para formação específica por um período de um ano. O intercâmbio também vai permitir o tratamento na Índia de alguns doentes moçambicanos que precisam cuidados específicos.

O chefe do grupo de médicos indianos, Harinder Singh Sidhu, disse, por seu turno, que ?o objectivo é criar capacidade dentro de Moçambique para que se possam resolver todos os problemas de saúde e evitar a deslocação à Índia para tratamento de doentes?.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!