Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo já tem fundos para reabilitar o Porto de Pesca da Beira

O Governo moçambicano já tem disponíveis 120 milhões de dólares americanos para a reabilitação e reconstrução do porto de pesca da Beira, na província central de Sofala, que se encontra em estado de degradação há vários anos.

A reabilitação desta infra-estrutura, foi sistematicamente adiada devido a erros de avaliação e insuficiência de fundos mas, desta vez, o ministro das Pescas, Victor Borges é citado pelo diário ?Noticias?, a garantir que as obras vão arrancar no segundo semestre do presente ano.

Victor Borges, disse esta quinta-feira em Chidenguele, na província de Gaza que com esta reabilitação estarão criadas as condições para que aquela importante infra-estrutura nacional com impacto na região austral de África, possa impor a sua robustez e contribuir para o reforço da economia.

Na ocasião, o ministro deu a conhecer que Moçambique alcançou em 2013 uma produção de 222 mil toneladas de pescado diverso, o que representa uma realização de 114 por cento da meta programada para o ano em apreço e um crescimento de quatro por cento.

Segundo Borges, as pescarias de maior valor comercial, como camarão, gamba, lagosta e kapenta, têm vindo a registar um crescimento global constante ao longo dos últimos quatro anos. A produção de kapenta tende a aumentar mas regista-se uma redução das capturas de camarão em 2012 e 2013, fenómeno que já ocorreu, igualmente, em 2004.

Vamos continuar a monitorar em 2014 o comportamento desta pescaria e encontrar formas internas e regionais para a recuperação deste cenário, que para além de factores humanos está ligado à alteração de mudanças climáticas e consequentemente a dinâmica do ambiente marinho? disse o ministro.

Na ocasião, o governante disse que a execução do programa quinquenal registou grandes avanços com destaque para a efectiva instalação de um sistema de vigilância de embarcações de pesca industrial via satélite, vulgo VMS, que este ano foi estendido para a frota semi-industrial a gelo de pesca de camarão e pesca a linha no banco de Sofala, Inhambane e Maputo.

Victor Borges referiu-se ao trabalho realizado no quadro dos esforços de combate à pesca ilegal, e não reportada, destacando que, em Abril 2012, foi inaugurado e lançada ao mar a embarcação ?Antillas Reefer? com capacidade para vigiar toda a Zona Económica Exclusiva, para além de que, em Outubro do mesmo ano, foi introduzido o sistema de registo electrónico de capturas da pesca de atum.

No rol das actividades desenvolvidas pelo Ministério das Pescas, há ainda a registar em 2012 a acreditação internacional do laboratório de inspecção de pescado de Maputo, renovado e ampliado, facto que coloca o sector num patamar de elevada capacidade para a garantia da qualidade dos produtos da pesca nos mercados internos e externo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!