Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Meconta aprova cerca de 90 projectos

No âmbito dos projectos de desenvolvimento distrital, Meconta acaba de aprovar mais de 88 projectos para o financiamento da iniciativa local.

A aprovação decorreu no último conselho consultivo que envolveu líderes comunitários e membros da sociedade civil. Segundo deu a conhecer a administradora daquele distrito, Rosa Vianeque, no universo das associações com projectos aprovados, destacam-se as que operam nas áreas de serralharia, promoção de barracas, carpintarias e agricultura.

Neste momento, está em curso o processo de transferência de valores monetários para as contas dos mutuários, para, depois, aplicarem nas suas actividades. Rosa Vianeque avançou que o o seu executivo está a implementar estratégias de cobrança dos valores aos mutuários.

Trata-se do acompanhamento no processo de desenvolvimento das actividades, uma tarefa incumbida aos líderes comunitários e que inclui a obrigatoriedade da abertura de contas bancárias onde os mutuários poderão depositar os rendimentos que serão cobrados pela administração distrital.

Num outro desenvolvimento, revelou que, apesar das irregularidades das chuvas na campanha agrícola 2010-2011, os objectivos previamente planificados não ficaram comprometidos. E que na presente campanha agrícola todas culturas registaram sucesso.

Apesar de atingir as metas não estamos satisfeitos com a irregularidade das chuvas que não nos permitiu alcançar, como esperávamos, resultados acima do planificado para evitar bolsas de fome no seio da nossa população. Frisou a fonte.

A administradora Vianeque congratulou a participação activa da população de Meconta que permitiu que o distrito registasse resultados satisfatórios em todos sectores de actividade.

De acordo, ainda, com Rosa Vianeque, o governo do distrito pretende incentivar a população na prática da agricultura, com vista a incrementar os níveis de produção e produtividade.

Como prova disso mais uma associação vai ser contemplado, ainda neste ano, com um tractor idêntico ao que uma outra associação recebeu em 2010 para facilitar, igualmente, o escoamento dos produtos a partir das zonas de produção para a sede distrital.

Por outro lado, o director distrital de planeamento e infra-estrutura, Juliano Retxua, disse à nossa reportagem que a precariedade das vias de acesso no distrito passará à história muito em breve.

Em causa está a reabilitação e pavimentação de mais de 54 km de estradas que dão acesso aos quatro postos administrativos daquele ponto da província de Nampula, cuja actividade inclui a construção de alguns aquedutos e, consequentemente, a melhoria da rede viária.

Aquele responsável garantiu, também, estar em fase de conclusão um troço de 150 metros que liga a sede distrital ao posto administrativo de Corrane.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts