Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais 36 milhões de dólares para produção de banana

A Jacaranda Agricultura, Lda, empresa originária da América do Sul, propõe-se investir cerca de 36 milhões na exploração de 2.000 hectares para a produção da cultura de banana nos distritos de Eráti e Chiúre, nas províncias de Nampula e Cabo-Delgado, respectivamente.

O facto foi anunciado, Quarta-feira, por Andreas Stier, director-geral daquela empresa privada, por ocasião da visita do governador de Nampula à “farma” de Namapa, distrito de Eráti.

A Jacaranda iniciou há, sensivelmente, nove meses o processo de produção de banana no distrito de Eráti, onde plantou, até ao momento, 47.5 dos 50 hectares previstos, num investimento inicial de 900 mil dólares americanos.

A empresa possui, actualmente 3.100 mudas de bananeiras no seu viveiro e uma estufa para produção de hortícolas para o consumo interno e para alimentar o mercado local. Para o efeito, está a ser usado um moderno sistema de canalização e de rega, cuja água provém do rio Lúrio, que separa as duas províncias.

De acordo com Andreas Sitier, o projecto de Namapa envolve 45 trabalhadores, 40 dos quais em formação técnica dentro da empresa, partindo da experiência do Belize e Equador, e cerca de 70 em regime sazonal.

De acordo, ainda, com aquele responsável, a empresa pretende explorar uma área de mil hectares em Nampula , com um orçamento de 18 milhões de dólares, e igual área na vizinha província de Cabo Delgado até ao ano 2.012.

E referiu que o mercado para colocação do produto está neste momento assegurado, tendo mencionado o Médio Oriente, Europa e alguns países africanos. As projecções apontam para cerca 100 toneladas de banana a serem exportadas anualmente a partir do próximo ano.

A Jacaranda Agricutura, Lda torna-se, assim, na segunda maior empresa de produção de banana na província de Nampula, depois da Matanuska Moçambique, Lda., implantada no distrito de Monapo.

Refira-se que para além da cultura de banana, Jacaranda também se dedica à produção de cebola, batata doce e reno no distrito de Mogovolas , no quadro de uma parceria com uma escola de formação de professores, e na província de Gaza, sul do país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!