Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MEC introduz projecto “educação para o emprego”

O Ministério moçambicano da Educação e Cultura (MEC) vai introduzir, ainda este ano, um projecto denominado “Educação para o Emprego”, destinado as instituições de ensino técnico-profissional.

O projecto, a ser implementado no âmbito do alargamento de cooperação com o Canada, contemplara as áreas de agricultura (agro-processamento), minas, hotelaria, construção civil e pescas.

A cooperação entre Moçambique e o Canada no ramo de ensino técnicoprofissional teve inicio em 2005, através do projecto “Escola Sociedade Emprego”, onde foram abrangidas as instituições de ensino da cidade e província de Maputo, designadamente as Escolas Comercial de Maputo, Matola e Catembe e o Instituto Comercial de Maputo.

Tal como os primeiros, o projecto a iniciar no corrente ano será implementado sob auspícios da Direcção Nacional da Educação Técnico-Profissional e Vocacional, segundo um comunicado do MEC, recebido hoje pela AIM. No âmbito da cooperação com o Canada, o MEC diz estar envolvido no processo de desenvolvimento de currículo cuja formação será baseada em padrões de competências para o campo profissional de Administração e Gestão.

“Com o inicio da implementação do Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional (PIREP), em 2006, houve a necessidade de se seguir as linhas orientadoras desta reforma, com destaque para os cursos de nível médio, cujo inicio da fase piloto está marcado para o presente ano, para o Instituto Comercial de Maputo (em Julho próximo) e Instituto Industrial e Comercial de Pemba, onde se iniciou nos princípios do mês em curso)”, refere o comunicado.

Ainda no âmbito do mesmo programa, está em curso um outro projecto na área de gestão escolar com o lema “Formação, Mudança, Eficiência”, direccionado para as escolas técnicas da zona Norte de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!