Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MEC introduz projecto “educação para o emprego”

O Ministério moçambicano da Educação e Cultura (MEC) vai introduzir, ainda este ano, um projecto denominado “Educação para o Emprego”, destinado as instituições de ensino técnico-profissional.

O projecto, a ser implementado no âmbito do alargamento de cooperação com o Canada, contemplara as áreas de agricultura (agro-processamento), minas, hotelaria, construção civil e pescas.

A cooperação entre Moçambique e o Canada no ramo de ensino técnicoprofissional teve inicio em 2005, através do projecto “Escola Sociedade Emprego”, onde foram abrangidas as instituições de ensino da cidade e província de Maputo, designadamente as Escolas Comercial de Maputo, Matola e Catembe e o Instituto Comercial de Maputo.

Tal como os primeiros, o projecto a iniciar no corrente ano será implementado sob auspícios da Direcção Nacional da Educação Técnico-Profissional e Vocacional, segundo um comunicado do MEC, recebido hoje pela AIM. No âmbito da cooperação com o Canada, o MEC diz estar envolvido no processo de desenvolvimento de currículo cuja formação será baseada em padrões de competências para o campo profissional de Administração e Gestão.

“Com o inicio da implementação do Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional (PIREP), em 2006, houve a necessidade de se seguir as linhas orientadoras desta reforma, com destaque para os cursos de nível médio, cujo inicio da fase piloto está marcado para o presente ano, para o Instituto Comercial de Maputo (em Julho próximo) e Instituto Industrial e Comercial de Pemba, onde se iniciou nos princípios do mês em curso)”, refere o comunicado.

Ainda no âmbito do mesmo programa, está em curso um outro projecto na área de gestão escolar com o lema “Formação, Mudança, Eficiência”, direccionado para as escolas técnicas da zona Norte de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!