Clientes da rede de telefonia móvel Moçambique Celular (Mcel), pelo menos na província de Nampula, andam agastados com a operadora. Tudo porque há mais de quatro meses que a comunicação via celular daquela operadora a partir deste ponto do País, virou um martírio total. O Canalmoz aqui na cidade de Nampula conversou com alguns dos clientes da rede Mcel – na sua maioria pré-pagos – que disseram estarem a sentir-se infernizados pela operadora que lhes presta o serviço de telefonia móvel.
Magda Brás sublinhou que “há muitos meses que não consigo enviar uma mensagem. Contacto os balcões da Mcel, alegam-se atarefados”. Num outro desenvolvimento, a nossa entrevistada disse que “eles burlam com publicidades, alegando promoção de serviços, mas em Nampula não nos beneficiam de nada, Em Nampula porque não falamos ao celular pela rede da Mcel”.
O desconforto de Magda é igualmente partilhado por quase todos os moradores desta parcela do País, como é o caso do senhor Chivai que acusa a Mcel de estar a negligenciar o desenvolvimento daquela província.
Entretanto, tentamos sem sucesso colher alguma declaração da Mcel a partir de Nampula, e, informações em nosso poder dão conta que a deficiente comunicação pela Mcel se deve a avarias constantes no circuito de transmissão alugado àquela empresa pelas Telecomunicações de Moçambique, TDM. O mesmo poderá ser substituído por um próprio a partir de Janeiro próximo, segundo informações que circulam em Nampula e ainda não conformadas por fonte oficial da companhia de telefonia móvel do Estado.