Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maus tratamentos serão solucionados

As queixas apresentadas pelas populações da vila do Monapo ao Primeiro Ministro, Aires Ali, aquando da recente visita que efectuou ao distrito relacionadas com o mau atendimento que se traduz na exiguidade de camas e de técnicos para atendimento aos pacientes nas unidades sanitárias locais serão solucionadas, segundo Nazira Abdula, vice ministra da saúde.

Ela fez esta promessa depois de se deslocar novamente ao distrito de Monapo, mandatada pelo Primeiro Ministro para averiguar a veracidade das queixas levantadas pela população num encontro popular, na semana passada. Nazira Abdula disse que a mistura de doentes de sexos opostos na mesma enfermaria não se vai repetir no Centro de Saúde da vila de Monapo, porquanto o número de camas será aumentado nos próximos dias. Adicionalmente, o efectivo de técnicos de saúde afectos no centro e no hospital rural de Monapo será incrementado, visando, fundamentalmente, responder à procura sempre crescente que se verifica em termos de cuidados sanitários.

O Centro de Formacao em Enfermagem Básica de Monapo tem uma turma de finalistas composta por 19 cursantes e, de acordo com Nazira Abdula, os que terminarem o curso com sucesso serão afectos para trabalhar nas unidades sanitárias locais de maior procura ao nível daquele distrito. Para complementar esta acção para o reforço dos efectivos de saúde, o distrito poderá receber mais um médico. Nas principais unidades sanitárias de Monapo, a insuficiência de camas para os pacientes internados é uma realidade preocupante, pois que o número de entradas devido à doenças como a malária, diarreias, sobretudo entre os meses de Novembro a Maio, quando o número de casos atinge o pico, supera a capacidade de internamento, situação que tem forçado as entidades locais a misturar pacientes de ambos os sexos na mesma enfermaria.

Este procedimento, que fere os aspectos culturais da população local, foi duramente criticado pela vice- ministra da Saúde por constituir uma forma aberta de propagação de doenças entre os pacientes. Nazira Abdula referiu, ainda, que estudos serão efectuados esta semana no sentido de ampliar a enfermaria de medicina dos homens do Centro de Saúde local, como forma de criar mais espaços para a colocação de camas para os pacientes. De referir que o distrito de Monapo, um dos mais populosos da província de Nampula foi contemplado por um projecto de saúde financiado pelo governo norte-americano que preconiza a reabilitação, ampliação e construção de mais unidades sanitárias, além do seu apetrechamento em material hospitalar, incluindo a capacitacao de técnicos das diferentes áreas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!