Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matutuine vai exportar litchi para África do Sul e Austrália

Moçambique deverá começar a exportar litchi produzida na região de Matutuine, Sul do país, para a África do Sul e Austrália a partir de 2014.

Esta revelação foi feita por Elias Cuna, director das Actividades Económicas de Matutuine, acrescentando que a produção está a ser feita pela empresa Três Rios, constituída por capitais maioritariamente sul-africanos.

Cuna disse ainda que nos próximos dois anos a área de produção de litchi naquela região limítrofe da República da África do Sul deverá passar dos actuais 100 hectares para aproximadamente 800 hectares.

Actualmente a Três Rios emprega cerca de 150 assalariados de nacionalidade moçambicana, número que deverá subir quando forem atingidos os cerca de 800 hectares, ainda segundo Cuna, explicando que o distrito de Matutuine dispõe de condições excelentes e temperatura adequada para o cultivo de litchi em larga escala.

Com a concretização daquela iniciativa, Matutuine deverá tornar-se numa das regiões moçambicanas exportadoras de litchi de referência, a par do distrito de Sussundenga, na província central moçambicana de Manica.

Esta fruta produzida nestas duas regiões de Moçambique é muito apreciada nos mercados da União Europeia e Estados Unidos da América (EUA), de acordo com especialistas na matéria.

Litchi é uma fruta rica em vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fósforo e é usada para fabrico de sumos e consumo sem ser transformado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!