Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matrículas continuam nas escolas da capital moçambicana

Depois da abertura oficial do ano lectivo escolar em Moçambique, esta segunda-feira (14), algumas escolas da cidade de Maputo continuam empenhadas em concluir o processo das matrículas. Oficialmente terminou na sexta-feira (11) passada.

Esta terça-feira (15), o @Verdade fez uma ronda por alguns estabelecimentos de ensino secundário e constatou que as aulas iniciaram, mas também há tantos alunos preocupados em matricularem-se.

Esta situação, segundo apuramos, não tem nada a ver com a desorganização dos alunos e dos pais e encarregados de educação, nem com o hábito de deixar tudo para a última hora, como se costuma dizer: houve demora na distribuição das listas de afectação de alunos nas escolas por parte das direcções distritais da Educação.

O problema não foi só esse que apuramos, há alunos cujos nomes não constam das listas de distribuição pelas turmas. Correm de um lado para o outro na tentativa de regularizar a situação.

Aliás, nas escolas onde ainda se matricula, as enchentes eram visíveis, sobretudo porque em algumas o atendimento começa depois das 8 horas e 30 minutos.

A Escola Primária Completa 10 de Novembro, em Maputo foi umas das escolas visitadas pela nossa Reportagem. Também lecciona o nível secundário.

O director daquela escola, João Paninga, disse que situação estava controlada. Esta terça-feira todos os problemas relacionados com a indicação de turmas estariam resolvidos. “Esses são alunos cujas listas de colocação vieram tarde da direcção distrital”.

Na Escola Secundária Nelson Mandela houve mais enchentes. Os alunos reclamavam dos mesmos problemas: matrículas e atribuição das turmas.

Director da Educação culpa os pais e encarregados de educação

O director da Educação da Cidade de Maputo, Antoninho Grachane, disse ao @Verdade que em algumas escolas as matrículas ainda decorrem muito por culpa dos pais e encarregados de educação que demoraram inscrever os seus filhos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!